Cortejo Afro Acústico

Data(s) e Horário(s): 05/01 às 20:00h, 06/01 às 20:00h, 07/01 às 17:00h

Local: Rua Gamboa de Cima 03, Centro (ao lado do Quartel dos Aflitos)

Preço: 20,00 (inteira) e 10,00(meia entrada)

Mais Informações

Sucesso do verão e Carnaval de Salvador, a banda Cortejo Afro inova ao trazer um formato acústico de seu show para o Teatro Gamboa Nova, abrindo a programação de 2018 do espaço. É o Cortejo Afro Acústico que promete aquecer os ensaios deste ano, em homenagem ao ícone Caetano Veloso.

 

A Banda Cortejo Afro traz uma batida percussiva que se diferencia das demais, por apresentar uma mistura de ritmos africanos mesclados às batidas eletrônicas e ao pop, intitulada de “revolução musical afro-baiana”. Foi criada em 02 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá. Sua origem, dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oiá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha, atesta toda a sua identidade, autenticidade e força.

 

O grupo é parte integrante do Bloco Cortejo Afro idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que há mais de 30 anos desenvolve trabalhos ligados à cultura africana e apresenta releitura de experiências musicais e da estética afro-descendente, transmitindo alto astral através de suas roupas exuberantes, músicas e coreografias ricas.

 

No currículo da banda consta participação no Carnaval de Salvador desde 1999 e nos ensaios pré-carnaval do no mesmo ano. Shows em Córdoba e Mendonza (Argentina), participação da sua banda em eventos como o festival de Cultura Afro Colombiana (Bogotá), Lavagem de Madeleine (Paris), apresentações em Buenos Aires, Santiago, Lisboa e Berlim, além da participação no Movimento Afro Pop Brasileiro desde 2006.

 

A famosa programação de Ensaios Pré-Carnaval acontece toda segunda-feira no Centro Histórico de Salvador, durante o verão. Os eventos ficaram conhecidos pela participação de muitos convidados nacionais e internacionais, a exemplo de Isabella Taviani, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Durval Lélis, Gilberto Gil, Luiz Caldas, Psirico, Araketu, Elen Oléria, Preta Gil, Lazzo, Margareth Menezes, Maria Gadú, Chico Cesár, Negra Cor, Netinho, Ninha, Armandinho, Olodum, Mariene de Castro, Riachão, Roberto Mendes, Tatau, Jussara Silveria, Felipe Mukenga, Roberto Mendes, Emanuelle Araujo, Ilê Aiyê, Olodum e Jorge Zarath.

 

Arto Lindsay, Davi Moraes, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gerônimo, Preta Gil e Dog Murras, além de participar dos ensaios, também fizeram participações no carnaval, cantando junto com o Cortejo Afro em cima do trio elétrico.

 

Classificação: Livre

 

Ficha Técnica

Realização: Cortejo Afro

Apoio Financeiro

Desenvolvido Por:

WebD2 Desenvolvimento Web